Fazer uma vistoria na sua motocicleta diariamente antes de utilizá-la é fundamental para garantir uma pilotagem segura. Desta maneira é possível prevenir problemas em comandos e manter as peças e acessórios sempre conservados:
- Suspensão: verifique periodicamente o seu estado de conservação e o funcionamento, usando como base o manual do fabricante e levando a moto à assistência especializada.
- Luzes e partes elétricas: durante a inspeção, observar se todas as luzes estão funcionando. Qualquer problema em um desses equipamentos é considerado infração média, segundo o Código de Trânsito Brasileiro.
- Freios: o sistema de freios tem que estar devidamente regulado e lubrificado. Se o freio for hidráulico, deve-se ainda verificar semanalmente o nível do fluido que, se estiver abaixo do mínimo estipulado, pode sinalizar vazamento ou desgaste excessivo da pastilha.
- Óleo lubrificante: não se recomenda o uso de óleos sintéticos. Uma manutenção ideal é aquela em que você troca de óleo a cada 3.000km e filtro a cada 6.000km.
- Gasolina no tanque: recomenda-se o uso de gasolina comum a maior parte do tempo. E a gasolina aditivada para descarbonizar o motor e limpar as partes móveis. Manter o tanque sempre cheio evita que se formem gotículas na parte superior do tanque.
- Pilote usando equipamentos de segurança: capacete aprovado pelo Inmetro, calça e jaqueta de tecido resistente, botas e sapatos reforçados e luvas.
Atenciosamente,
Jair Emanoel Peres
Peres Motos
Nenhum comentário:
Postar um comentário